Presidente do Legislativo hervalense, Vande avalia a penúltima sessão do ano

Publicado em 12/12/2017 às 15:41 - Atualizado em 12/12/2017 às 15:41

Avaliação do ano como presidente
Créditos: JOCE PEREIRA Baixar Imagem

Herval d’ Oeste- Na sessão desta segunda-feira (11), a penúltima ordinária do ano, o presidente da Casa Vanderlei Antunes da Silva – Vande- (PR), fez uma avaliação dos trabalhos. Foram aprovadas seis proposições. Três indicações, um requerimento e dois projetos de lei do Executivo. O projeto de Lei n° 061/2017, que autoriza o município a realizar reformas na Escola Estadual Odilon Fernandes. Na justificativa apresentada, o Poder Executivo relata que o município possui uma parceria com o Governo Estadual, pela qual Herval d’ Oeste se utiliza do espaço da escola para atender aos alunos do ensino fundamental.

O projeto de Lei em questão possibilitará que o município passe a oferecer serviços para duas turmas de berçário- (de quatro meses a um ano de idade) - em período integral, duas turmas de pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 3º ano), no turno vespertino.

Vande destacou o projeto como de extrema importância. “No ano passado quase que a escola foi fechada devido ao pouco número de alunos, o vereador Serginho e os demais legisladores encamparam a luta pelo não fechamento, e a única forma encontrada para mantê-la funcionando foi convênio com o Estado em que o município fará a manutenção das salas de aula, e a aprovação hoje vai permitir que este trabalho seja feito no período de férias escolares”.

Quanto a solicitação para devolução de recursos para melhorias na sinalização do trânsito, o presidente afirmou que todas das ruas da cidade precisam desta ação, destacando principalmente em frente aos estabelecimentos de ensino. Vande disse que a devolução será feita e que os vereadores vão fazer esta solicitação ao Executivo. Favorável também ao pedido de climatização da creche Valdete Nodari e também ao pedido de melhoria de escadaria, dizendo que esta ação deveria comtemplar todas as escadarias no município. Já em relação a criação do Conselho Municipal Deliberativo de Trânsito, o presidente disse que é a favor, mas que antes de cria-lo tem que dar condições de trabalho, e que segundo o prefeito Américo Lorini as obras no trânsito só terão início no segundo semestre de 2018.

Em relação a polêmica que envolve o Consórcio Intermunicipal de Saúde, o qual o Executivo requer as instalações físicas, o presidente do Legislativo disse que a população não pode ficar desassistida e pagar por esse problema. “Se o consórcio fechar vai sobrecarregar a rede básica. O município já gasta com a saúde pública 30%, por isso temos um atendimento de qualidade, exames liberados todos os dias, medicamentos o que não acontecia antes, o convênio com o Consórcio de Videira parecesse ser bom, mas temos que analisar muito bem todas as perspectivas e buscar uma saída aonde a população não perca”. Também aprovado o Projeto de Lei nº 063/2017 que regulamenta o tratamento diferenciado e favorecido ás empresas de pequeno porte e aos microempresários individuais de que trata a Lei nº 1123/2006.

A última sessão ordinária do ano será realizada na próxima segunda-feira (18), também, com a eleição na nova mesa diretora para 2018.