Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Diácono Andrei Zanon recebe Moção de Aplauso do Legislativo hervalense

Publicado em 17/12/2019 às 11:11 - Atualizado em 17/12/2019 às 11:11

Autor da proposição é o vereador Dhiego Costa. Religioso natural de Herval d’ Oeste vai ser ordenado presbítero no dia 21 deste mês
Créditos: Joce Pereira Baixar Imagem

Herval d’ Oeste – Na sessão desta segunda-feira (16), o diácono Andrei Zanon recebeu Moção de Aplauso do Legislativo hervalense. A homenagem partiu do vereador do PP Dhiego Costa. O religioso será ordenado presbítero no próximo dia 21.  A sessão foi acompanhada por familiares e amigos. Também presentes os padres Luiz Flavio Prigol, tio de Andrei, e Davi Lenor pároco da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus de Herval d’ Oeste.

                                O Diácono agradeceu a homenagem vinda de sua terra Natal. “O trabalho dos nossos governantes, e aqui incluo todos os poderes, é muito importante também para a atuação da Igreja, venho a muito trabalhando em capitais brasileiras e em outros países aonde a população vive em extrema miséria, por falta de interesse e humanidade de seus governantes e hoje posso afirmar para todos você, viver aqui em Herval d’ Oeste é muito bom, estamos muito bem”. Em janeiro já como presbítero, Andrei vai trabalhar nos Estados Unidos, onde sua atuação será junto aos imigrantes de todas as nacionalidades. “Peço que rezem por mim, e que Deus abençoe este meu trabalho e a todos nós”.

                              O vereador Dhiego, autor da homenagem, relatou que conhece Andrei desde que eram crianças e costumavam fazer parte das brincadeiras saudáveis da época. “Hoje me sinto feliz em homenagear o meu amigo, pois são poucos os jovens que ingressam na vida religiosa e tem a força de fazer o trabalho que você faz. Concordo com o seu pronunciamento, o povo da Venezuela, de Bogotá e também de tantos outros países vivem em estado total de abandono devido a ineficiência de seus governantes, políticos assim desrespeitam a classe, aqui tentamos dar o nosso melhor, e agradecemos a Deus por haver pessoas como você, que fazem a diferença na vida de tantas pessoas”.

 

Diácono Andrei Zanon

O religioso que é natural da comunidade de Rancho Queimado, localidade onde sua família ainda reside, nasceu no dia 06 de março de 1990. Filho de Davide José Zanon e Terezinha Prigol Zanon, é o caçula de três irmãos, Sidinei e Luciane. Depois de participar por cinco anos de um grupo de jovens (PJ) de sua comunidade, aceitou entrar no seminário propedêutico dos Missionários de São Carlos, na cidade de Porto Alegre (RS) no dia 28 de janeiro de 2008.  Passado o ano de propedêutico, foi aprovado para seguir em sua formação filosófica no ano de 2009 em Curitiba (PR), aonde estudou durante três anos, concluindo essa etapa em 2011. No ano seguinte, novamente na cidade de Porto Alegre, fez a etapa do postulado e na sequência, o noviciado, professando seus primeiros votos religiosos no dia 1º de junho de 2013.

                           A seguir foi destinado a estudar teologia em Bogotá (Colômbia), se graduando como teólogo em 2017. Nesse mesmo ano, fez alguns meses de experiência pastoral em Valência, na Venezuela. Em 2018, continuou aprofundando sua formação universitária, iniciando o Mestrado em Teologia, ao mesmo tempo se preparava para os votos perpétuos, os quais fez solenemente dia 04 de novembro de 2018. Seguindo com o mestrado, também se preparava na formação missionário sacerdotal, sendo ordenado diácono dia 1º de junho de 2019 em Bogotá, e por fim, conclui o estudo do Mestrado em Teologia em novembro de 2019.